quinta-feira, 31 de maio de 2007

Turismo Virtual

Impacto das Novas Tecnologias na Atividade Turística


O turismo desenvolvido por sistemas de micro-redes de relacionamento e intercâmbio mudou completamente o perfil e o contexto dessa atividade, pois a qualidade passou a ser a essência dentro do cenário globalizado do turismo.

Como o turismo é uma atividade sócio-econômica terciária, voltada, portanto, para a prestação de serviços, a qualidade é fator essencial na inter-relação entre o agente e o turista. Aliado ao mundo globalizado e às mudanças no modo de ser da sociedade, o turismo virtual proporcionou mudanças significativas no comportamento desta atividade.

Hoje, como se sabe, não é preciso viajar para conhecer o mundo, antes da revolução da microeletrônica, só se conhecia o mundo viajando. O avanço nas telecomunicações mudou e mudará ainda mais o cotidiano da sociedade, principalmente com as novas tecnologias da convergência, da microeletrônica, computadores, software, internet, wireless, networking, fotônica etc.

Os impactos dessas novas tecnologias podem ser positivos como também negativos, dependendo do modo e forma de como estão sendo utilizados.

O produto turístico com o advento do mundo digital proporcionou ao cliente maior segurança, rapidez e confiabilidade, na medida que ele toma conhecimento dos diversos produtos, o seu poder de escolha dependerá de fatores como datas, duração, preços e qualidade dos serviços, como hotelaria, transporte, alimentação e outros.

O mundo digital também proporcionou aos agentes de viagens e por que não dizer à própria atividade turística um incremento de conhecimentos jamais vistos, um verdadeiro banco de dados, que permitem instrumentalizar com eficácia e eficiência os produtos turísticos.

A comunicação é que passou a ser peça importante neste mecanismo de relação interpessoal, que em função da concorrência ganhará em qualidade e acima de tudo uma personalização do cliente.

Enfim, o Turismo virtual passou a ser uma ferramenta indispensável ao processo e seus impactos na atividade turística permitiu a visualização de um produto intangível, que prima pela qualidade dos serviços e do atendimento, contribuindo para o crescimento do setor.

Marcelo Oliveira

terça-feira, 1 de maio de 2007

Roteiros Turísticos do Recife

Turismo Cultural – “Museu-Oficina Francisco Brennand”


No histórico e bucólico bairro da Várzea, às margens do rio Capibaribe, numa propriedade conhecida como São Cosme Damião, existe um patrimônio cultural digno de ser visitado e a bem da verdade, destino obrigatório para quem visita a cidade do Recife.

Uma antiga Olaria, conhecida então por São João da Várzea, num espaço de 10 mil metros quadrados, onde telhas e tijolos eram fabricados, deu lugar a mais fantástica obra do abnegado artista plástico, ceramista por excelência, pintor, e acima de tudo desenhista, como ele mesmo afirma, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, ou simplesmente Francisco Brennand.

Sua obra se faz presente em vários locais de nossa cidade, mas nada comparado à estrutura artística de sua oficina-museu, fruto de sua imaginação e arte, e, de um trabalho de mais de 25 anos, hoje um verdadeiro templo, num colossal cenário de esculturas, totens, em meio a muito verde e criatividade.

São quase duas mil peças em que o barro foi trabalhado, moldado, ganhou forma, cor e brilho nas mãos do artista que emprestou sua sensibilidade, leveza, criatividade e amor numa simbiose sem limites.

Este acervo foi construído em terras, onde a historia de Pernambuco se faz presente, onde o comandante João Fernandes Vieira deu início à revolta contra os holandeses que culminou com a vitória nas batalhas dos Montes Guararapes.

Podemos então dizer, que nesta terra sagrada, nasceu e cresceu a oficina de arte, o atelier, o museu, o cine-teatro, a biblioteca, a pinacoteca, o salão de exposição e um fantástico conjunto, onde suas obras se misturam com jardins, fontes, cisnes, lago, rio, mata, num verdadeiro espetáculo da natureza.

É inútil descrever com palavras, isso porque “ele, Francisco Brennand escreve com a cerâmica”. Suas figuras mitológicas povoam a imaginação dos visitantes, que extasiados pelo ambiente de magia pensam estar em outro mundo, ou sonhando acordado, isso porque é uma obra única.

O Recife é beleza natural, história, tradição e cultura, que através desse roteiro de arte, magia e calor de seu povo traduz-se num roteiro imperdível para quem visita nossa cidade.
Marcelo Oliveira.
Fotos: Marcelo Oliveira

Museu/Oficina Francisco Brennand

Propriedade Santos Cosme Damião, s/n – Várzea – Recife (PE)
CEP: 50.740-970 Fone: (81) 3271.2466 – Fax: (81) 3271.4814

Horário para visitação:
· Segunda a Sexta de 08 às 17h.
· Sábados e Domingos de 13 às 17h.
E-mail: brennand@brennand.com.br