quarta-feira, 25 de junho de 2008

Roteiros Turísticos - Destinos

VENEZA - A Sereníssima


Veneza é uma cidade única no mundo, não só pelas suas características de cidade construída na Laguna do mar Adriático, mas pela sua monumentalidade arquitetônica, artística e cultural.

Localizada no nordeste da Itália, é a capital da região do Vêneto, banhada pelo mar Adriático e especialmente construída nas inúmeras ilhas, que somam 118, entrecortadas por 170 canais e unidas por 400 pontes.

Seu povoamento vem desde o século VI d.C. Já no século XII a cidade se torna uma república, que mais tarde é invadida por Napoleão Bonaparte, ficando sob o domínio da França, que com o Tratado de Campofórmio é cedida ao império Austríaco, sob o reinado dos Habsburgo, para finalmente em 1886 passar a fazer parte da Itália.

Veneza foi uma cidade que reinou absoluta na Idade Média, tornando-se uma das maiores potências marítimas. Sua importância como entreposto comercial, elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente permitiu seu desenvolvimento comercial e cultural.

A cidade vem resistindo ao tempo, guardando ainda todo seu esplendor do século XV, onde atingiu seu apogeu no comércio, nas artes e na conquista de terras. Porém não se sabe até quando ela resistirá devido as constantes invasões de turistas, das águas da laguna, do conhecido fenômeno da “Acqua Alta” e, principalmente, da ação do homem através de aterros na laguna para permitir o crescimento imobiliário.

Veneza é impar, singular, misteriosa, bela e romântica. Seus canais, ruelas, labirintos, pontes, palácios, gôndolas, vaporettos contam história de um tempo bem distante, mas que pode ser vivido por cada visitante, desde que faça uma boa caminhada por suas ruelas e praças e desfrute de um relaxante e inesquecível passeio de gôndola.

Veneza é dos eternos namorados. Nesta cidade viveu o Giacomo Casanova, maior dos amantes de todos os tempos.

Veneza parece flutuar na água. É simplesmente mágico visitar esta cidade, patrimônio artístico de toda humanidade. Cidade dos Doges, dos Papas e dos Artistas, possui uma arquitetura de tirar o fôlego, de inegável valor artístico independente se medieval, bizantina, renascentista e barroca. Há em cada período um verdadeiro toque de mestre.

A cidade é um destino imperdível, vale qualquer esforço. O lugar é geograficamente estratégico, pois de um lado estão os Alpes com suas estações de esqui e do outro as praias mediterrâneas. É realmente um ponto de encontro, onde a beleza se faz presente e se tem a sensação de estar num lugar mágico. A cidade parece surgir e ao mesmo tempo flutuar na água.

Veneza hoje vive praticamente do turismo; os venezianos migraram em sua maioria para Veneza Mestre. Sua capacidade de carga está saturada. São quase 19 milhões de turistas por ano. Na alta estação e nas suas festas, a cidade fica pequena até para os pombos que ocupam e dividem os espaços da praça San Marcos. A cidade sonho da costa Adriática precisa de cuidados e de uma maior conscientização das autoridades e visitantes para preservar tão importante patrimônio.

Veneza é a cidade dos artistas e dos apaixonados, é um museu a céu aberto, rico em arte e história. Por ali passaram Tintoretto, Bellini, Canaleto, Ticiano, Rafael, Georgione, Veronese e outros nomes famosos. O próprio Marco Pólo, o famoso viajante. Casanova, o eterno sedutor, que conseguiu fugir a famosa prisão dos Doges, após passar pela ponte dos Suspiros. A cidade é abençoada, pois nada menos de seis Papas nasceram em Veneza: Alexandre VIII, Clemente XIII, Eugênio IV, Gregório XII, Paulo II e Pio X.

Visitar Veneza é uma experiência única que já começa na Estação Santa Lúcia. Siga a pé ou de barco (Vaporetto) até a Piazza San Marco. O trajeto pelas ruelas ou mesmo pelo Grande Canal é um presente por si só, mas a chegada ao coração da cidade, símbolo veneziano, é um momento inesquecível. Respire fundo e suspire, pois você está numa das praças mais bonitas do mundo.

Esta praça é única em Veneza e nela se encontram as maiores atrações, como a Basílica de San Marco, o Palazzo Ducale, a Ponte dos Suspiros, o Campanile de San Marco, a Torre dell’Orologio, o museu Correr entre outras atrações.

O Grande Canal tem 2 km de comprimento, 70 m de largura e 5 m de profundidade. É a via principal de Veneza com suas margens emolduradas de ricos palacetes, edifícios e monumentos, com predominância da cor ocre. Três pontes cruzam o Grande Canal, porém uma chama a atenção pela sua beleza arquitetônica, a Ponte Rialto. Recomendo um passeio por este canal de “Traghetto”, que é uma gôndola coletiva, de preferência ao entardecer, onde o sol oferece um espetáculo único, realçando os edifícios somados aos reflexos na água.

Uma atração à parte em Veneza é passear pelos seus canais, evidentemente em uma Gôndola, símbolo e marco da cidade. Tradição que vem de geração a geração, uma arte preservada pelos gondoleiros que atraem visitantes apaixonados pela beleza, charme e romantismo do passeio. Já andou de taxi-aquático? Não? Então vá ao cais da Piazza San Marco e pegue um para visitar a Ilha Murano, onde os artesões de vidros, de cristais coloridos dão forma, cor e brilho aos famosos cristais de Murano. Continue o passeio e conheça a Ilha Burano, famosa pelas suas rendas. Aproveite também para conhecer o Lido, ilha que estará sempre associada ao escritor Thomas Mann pelo seu célebre filme “Morte em Veneza”. Nesta ilha estão os hotéis de luxo, cassino, praias e gente bonita.

Os monumentos em Veneza são muitos, porém os que mais chamam a atenção são as Igrejas, como a Igreja de San Giorgio Maggiore e a Igreja de Santa Maria della Salute, os Palácios como o Palácio Ca’Rizzônico e o Palácio Vernier de Leoni e as Escolas como a Scuola de San Rocco e o Teatro La Fenice.

Os museus são excelentes e merecem uma visita, tais como: o Museu Guggenheim, a Galeria Internacional de Arte Moderna, a Galeria da Academia de Arte de Veneza e o Ca’ d’Oro.

O maior evento em Veneza é sem dúvida o seu famoso Carnaval seguido da Regata Histórica com uma procissão de barcos e competição entre gôndolas e tradicionais festivais de música, teatro e cinema.

A gastronomia é requintada, mas não saia de lá sem conhecer seus sorvetes e experimentar um petisco nos chamados “Fritolins”, botecos. O Harry’s Bar é sem dúvida o mais famoso ponto de encontro de artistas e intelectuais, onde se toma o tradicional Cocktail Bellini, um símbolo. Entre os seus clientes famosos está o escritor Ernest Hemingway.

Portanto, leitores e viajantes não deixem de visitar esta incomparável cidade chamada de: A Sereníssima.

Marcelo Oliveira.

Para saber mais acesse os sites:
http://www.venetia.it/
http://www.vamosparaitalia.com.br/veneza.html

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Roteiros Turísticos - Destinos

O Porto – A Cidade Invicta

A cidade do Porto está localizada ao Norte de Portugal. É, sem sombra de dúvida, a capital do Norte do País e uma das mais antigas cidades da Europa.

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, bastante industrializada e com um comércio forte e dinâmico. Possui uma incrível beleza natural aliada a sua bem preservada arquitetura com seus coloridos prédios azulejados.

Está intimamente ligada à formação da nação portuguesa. Antes do século XII era chamada de Portucale, que é a raiz do nome Portugal. São mais de 2000 anos de história e uma herança arquitetônica de estupenda qualidade, representada principalmente pelo seu centro histórico, que desde 1996, foi declarado pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade.

Um dos aspectos mais importante do Porto é a riqueza e diversidade da arquitetura do seu Centro Histórico com valores culturais que remonta da época romana, passa pela gótica, renascentista, barroca, neoclássica e finalmente moderna.

A cidade do Porto está debruçada sobre o rio Douro, que deriva de rio de Ouro, junto ao oceano Atlântico e em suas colinas ergueram-se edifícios medievais, barrocos, oitocentistas cheios de muito história, revelando um patrimônio arquitetônico que se tornou o cartão postal da cidade.

É também conhecida pela inovação das suas pontes, pelos seus monumentos, museus, igrejas, caves, feiras, mercados, parques, além de suas festas e romarias. Motivos não faltam para conhecer esta encantadora cidade. Foi nomeada em 2001 a capital Européia da Cultura.

O Porto orgulha-se do seu povo que exacerba um profundo sentimento de civismo. A denominação tripeiros como são chamados os portuenses, se deve a sua generosa e patriótica participação nas conquistas dos ideais portugueses, cedendo toda a carne dos animais para abastecer os navios, ficando apenas com as vísceras desses animais.

Na cidade do Porto nasceu o Infante D. Henrique. Ele foi o príncipe navegador responsável maior pelas descobertas marítimas dos portugueses. Outro célebre portuense é Pêro Vaz de Caminha, autor da carta da descoberta do Brasil, em 1500. Entre tantos outros está o famoso poeta Garret e o escultor Soares dos Reis.

A cidade do Porto é também conhecida como a cidade do Clero, pois o Bispo era o soberano da cidade em épocas passadas. O Porto ostenta o título de a “cidade do trabalho”, pela sua luta e pelos ideais de progresso e tradição na defesa dos direitos do cidadão e das causas nacionais.

É um dos mais antigos destinos turísticos da Europa e seu cartão de visitas é o internacionalmente conhecido Vinho do Porto. Fundamental em sua economia, as caves hoje representam um importante atrativo turístico para a cidade. Do outro lado do rio, em frente à Ribeira, precisamente em Vila Nova de Gaia, estão concentrados os armazéns, onde são envelhecidos e armazenados os famosos vinhos fortificados, para delírio dos visitantes.

Visitar a cidade é ir de encontro a muitas surpresas, não só pela originalidade, charme e beleza do seu conjunto arquitetônico, mas pelo seu povo que é muito alegre e hospitaleiro. A cidade é ao mesmo tempo conservadora, contemporânea e criativa. Passear em suas ruelas tortuosas, nas pequenas praças, curtir sua gastronomia, sua vida cultural, seus espaços de lazer é sempre muito agradável.

Uma visita à Cidade do Porto deve incluir obrigatoriamente um cruzeiro pelo rio Douro atravessando suas principais pontes, que também são atrações à parte, principalmente a Ponte D. Luis I e D. Maria Pia, podendo o visitante estender o passeio pelo rio até as Quintas, onde são cultivadas as uvas, que dão origem ao vinho do Porto.

Outra forma de conhecer a cidade é passear de bonde, lá chamado de eléctrico, um jeito, diferente e agradável de manter contato com os portuenses e acima de tudo conhecer o cotidiano da cidade. Depois é pedir para descer na Ribeira, Patrimônio da Humanidade, um bairro singular e único para se visitar. O casario da Ribeira é colorido e típico e mantém os costumes de épocas passadas. É provavelmente o lugar mais visitado da cidade, repleto de restaurantes típicos, vista privilegiada para o rio, com seus barcos rabelos e as suas pontes.

A Cidade do Porto é uma autêntica e inesquecível destinação turística genuinamente portuguesa, riquíssima em patrimônio histórico e cultural. Dotada de aeroporto internacional, autopistas, ferrovias, excelente infra-estrutura de serviços, de hospitalidade, gastronomia e comércio, preços atrativos, sem falar em seus famosos vinhos, bacalhaus, tripas e muito mais.

O Porto é uma cidade granítica com um enquadramento paisagístico de rara beleza, formando uma combinação perfeita entre o ambiente natural e urbano. Opção de roteiro é o que não falta aos visitantes, desde o barroco, medieval até o neoclássico. Todos estão muito próximos e de fácil acesso.

As principais atrações são: a Catedral da Sé, a Igreja de Santo Ildefonso, a Torre e Igreja dos Clérigos, a Igreja de São Francisco, a Igreja do Carmo, a Câmara Municipal, o Palácio da Bolsa, Estação São Bento, a Capela das Almas, a Alfândega, a Casa da Música, o Museu Soares dos Reis, a Casa de Serralves, a Casa do Infante, a Ribeira, etc.

Quer conhecer bem essa tradicional cidade portuguesa? O segredo é simples: andar a pé. Caminhando pela cidade é possível encontrar antigas ruínas de fortificações e muralhas que salvaram o Porto da invasão Napoleônica e entender o porquê da Cidade do Porto ser conhecida como a Cidade Invicta, muito nobre e sempre leal.
Marcelo Oliveira

Para saber mais sobre a Cidade do Porto acesse o site: http://www.portoturismo.pt/